sexta-feira, janeiro 06, 2006

A profecia das rãs

"Prophétie des grenouilles"

Realizador: Jacques-Rémy Girerd. Guião: Jacques-Rémy Girerd, Antoine Lanciaux, Iouri Tcherenkov. Desenhos animados. 90 min. Todos os públicos.

Ganhou o Urso de Crsital em 2004 no Festival de Berlim. É uma fábula bastante movimentada, a fazer lembrar o "Triunfo dos Porcos" de George Orwell. Faz parte de uma onda de renovação do cinema francês, iniciada com a saga "Kirikuru", do mesmo estúdio.

O Folimage é um estúdio criado nos anos 80 -conforme nos diz a MONSTRA - «por um grupo de jovens autores que queriam usar o cinema de animação como forma de expressão, intervenção e de arte. O estúdio tem pautado a sua acção pela grande fidelidade aos princípios da qualidade e da internacionalização, criando um programa de Residência, que proporciona a jovens autores de todo o mundo as condições para a realização do seu projecto pessoal.
Esta abertura tem valido ao estúdio um enorme reconhecimento e a realização de obras de arte da animação mundial, vencedores do Cartoon D'Or (óscar para os melhores filmes de animação europeus) e candidato aos Óscares.»

Sem comentários: