segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Programas de Saude Sexual na Adolescencia

«PROPOSTAS DE UM PROGRAMA FORMATIVO

Um esquema tolerante com as diferentes éticas individuais poderia adoptar os seguintes passos:

1. Lembrar as diferenças entre os sexos. Neste ponto preliminar pode-se insistir não só nas diferenças anatómicas ou fisiológicas que condicionam o papel distinto na reprodução, mas também na necessidade de aprender a reconhecer e apreciar as diferenças objectivas neurológicas, psicológicas e também orgânicas que apresentam ambos os sexos, orientando-as para o respeito e a função de cada um.

2. Análise da realidade, mostrando que há casais que são felizes na sua relação e outros que não são. Pode avaliar-se as causas do fracasso da convivência analisando decisões com forte carga moral (traições, abandonos, situações de maus tratos...) e programar objectivos a longo prazo, não só a curto prazo como costumam ser as relações entre adolescentes, fomentando o desejo de encontrar uma relação interpessoal que favoreça um desenvolvimento afectivo e pessoal adequado.

3. Complementarmente, pode-se trabalhar na resolução de conflitos aprendendo a respeitar as diferenças e não a agredir-se. Evitar o negativo e promover o positivo da relação entre ambos os sexos através de exemplos de vida e reflexões pessoais trazidas pelos próprios destinatários da mensagem.

4. Avaliação de propostas morais sobre vivência sexual. Isto incluirá manifestar os dois modelos básicos de entender a sexualidade: sem compromissos (relações derivadas da liberdade e busca de prazer) ou compromissos (sexualidade orientada para a criação de laços estáveis e de um compromisso afectivo).

5. A interconexão entre sexualidade e procriação deve ser mostrada claramente e de um modo positivo, já que forma parte da vivência humana. Por isso além de comentar a existência de métodos naturais de planeamento familiar de eficácia provada, como informação objectivamente comprovada.

6. Imaginar o futuro. Podem-se convidar os destinatários da mensagem a elaborar a imagem do casal ideal, enfatizando as condições para o êxito: a necessidade de esforço, a coerência com os próprios ideais e ter claro o projecto vital.

Esta abordagem integral da sexualidade acarretará maior esforço pedagógico que o simplista de distribuir preservativos que reduz a sexualidade à mera reprodução, mas pode ser o que se mostre mais de acordo com uma educação afectiva em que os próprios valores sejam interiorizados pelos jovens livremente. »

(Em aceprensa.pt)

Outras abordagens, aqui.

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