terça-feira, junho 30, 2009

Gravidez na adolescencia, Portugal e a Europa

Gravidez em mulheres menores de 20 anos (dados da OMS), desde 1980 até hoje: a verde -> Reino Unido; vermelho -> Portugal


A propósito desta noticia no Publico acerca do jovem de 13 anos que acaba de ser pai de uma criança cuja mãe tem 15 anos, fui ver os dados da OMS Europa.

O Reino Unido continua, há algum tempo, sempre em primeiro lugar na gravidez na adolescencia, apesar de ser o 2º país europeu com maior consumo de contraceptivos. Apesar de nas escolas, há muito tempo, se distribuírem gratuítamente pilulas, preservativos e a pilula (abortiva) do dia seguinte. Apesar de ter o aborto liberalizado.


Este tipo de noticias são comuns em Inglaterra. Basta ler a BBC on-line-: por exemplo, lê-se que nalgumas escolas do 2º ciclo foi preciso criar um programa de tratamento para crianças com infecções sexualmente transmitidas.


No gráfico acima, gerado pelo site da OMS - Europa, a vermelho a gravidez adolescente em Portugal, em queda, há bastante tempo. A verde, a gravidez no mesmo grupo de menores de 20 anos, em Inglaterra, a subir, a par com os programas de "prevenção" nas escolas ...

Talvez fosse bom reflectir sobre modelos educativos (não vá dar-se o caso de tentarmos importar os sarilhos alheios ...).

Sem comentários: