sexta-feira, dezembro 02, 2005

Nem sempre "o que arde, cura"

"Que o meu filho não sofra, o que eu sofri, e tenha as comodidades que eu não tive"

Quase todos os pais do mundo subscreveriam estas palavras. Evitemos o sofrimento inútil e procuremos facilitar a vida dos filhos.
Mas educar implica esforço, necessita do impulso para vencer a distãncia entre o que se é, e o que se deseja ser. O risco é confundir sofrimento com tudo o que requer algum esforço, ou significa suportar alguma contrariedade. Ou trocar o desejo de comodidade pela exigência de que a vida não tenha dificuldades.

Contrariedades e dificuldades são o tempero da vida de cada um, dos filhos também: precisamos de repensar o valor educativo destas palavras.

Não desejo que os meus filhos sofram? Evidentemente. Mas se lhes esconder o valor do esforço, serão incapazes de decidir por si próprios, quando chegar a altura. Outros decidirão por eles... Se tiverem todas as comodidades possíveis, adoecerão de medo e angústia sempre que encontrarem frustrações na vida.

Como vou conseguir que eles se esforcem?
Com bom senso, sem medos e sem seguidismos de modas: nem o sacrifício, nem as dificuldades causam depressões ou traumas. Costuma ser mais ao contrário...

(Miseravelmente plagiado de Josemanuel Tarrío Ocaña, em Piemsaunpoco.com)

Sem comentários: