quarta-feira, outubro 28, 2009

Pais pedem demissão do Director Geral da Saúde

«A Plataforma Resistência Nacional exigiu, à Srª Ministra da Saúde, em 21 de Agosto de 2009, a imediata demissão do Director Geral de Saúde, Dr. Francisco George, por ameaçar a saúde de milhares de jovens portuguesas» (...)




A Plataforma colocou várias questões, de índole técnica, ao Ministério, relacionadas com gravidez, contracepção e infecções de transmissão sexual, na adolescência, questões às quais o Ministério não conseguiu responder, iludindo a resposta com afirmações que não correspondem ao que actualmente a ciência diz sobre o assunto
.

Aqui, o comunicado. ->



Termina a Plataforma a dizer: "Na iminência de uma crise pandémica não é admissível que à frente da Direcção Geral de Saúde esteja alguém que demonstra uma ignorância perigosa, tendo em atenção a gravidade da matéria: apenas e só a saúde de milhares de portuguesas adolescentes e jovens."

Repliquei este post, depois desta noticia. Pois é, a aldrabice é contagiosa ...

domingo, outubro 18, 2009

Faltas à escola por febre


No contexto da epidemia de gripe que se prevê, o Ministério da Educação já oficiou às escolas para simplificar os procedimentos de faltas dos alunos às aulas por motivo de febre.

Assim, bastará que os pais justifiquem (na caderneta escolar, por exemplo) as faltas - até 7 dias (5 dias úteis)- por motivo de febre, sendo contado como primeiro dia, o dia em que teve febre.

Só será necessário atestado médico, para regressar ANTES dos 7 dias que estão preconizados.

Febre, de acordo com o sitio da Direcção Geral de Saúde, neste contexto, é um valor igual, ou superior, a 38º C.


sábado, outubro 03, 2009

família numerosa engripada


«Yoya, uma madrilena, mãe de oito filhos, conta como passou a gripe lá por sua casa:

(...)

«"tudo começou na segunda-feira, quando duas das crianças pequenas se sentiram doentes, com febre e dor de garganta». Nos dias seguintes foram adoecendo outros e , finalmente, também o pai."
A mãe ficou inicialmente surpreendida, mas tranquila. Já teve outras experiências parecidas.

"Como agora não se fazem análises, a não ser nos doentes que são internados, telefonei ao Pediatra que me disse que se aparecessem outros casos seria gripe A, (...) já que com o clima actual, e nesta altura do ano, seria quase impossível ser gripe sazonal."


O que é que faz uma mãe de oito filhos, todos doentes com gripe, e ainda o marido igualmente doente?
"Não paro. Aos mais pequenos, é preciso cuidar de tudo, não confundir as doses dos medicamentos, vigiar a febre. (...)
De qualquer modo, embora o contágio fosse rapidíssimo, os primeiros a adoecer já voltaram ao colégio.
Foi a própria escola que nos enviou uma circular, no iníco das aulas, em que nos avisavam que em caso de gripe poderiam regressar 24 horas depois de ter desaparecido a febre."» (...)


(notícia no ABC)

aviso à navegação


«Há para aí muito navio de guerra fazendo fumo para se esconder. Ninguém diz o que pensa, ninguém fala das coisas como são, não se lê, só se treslê. Uma assustadora hipocrisia enche o espaço público.» (Pacheco Pereira, no Abrupto)