segunda-feira, fevereiro 09, 2009

TV e video podem perturbar o desenvolvimento verbal

Um estudo publicado na revista médica "Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine" pretendeu avaliar a qualidade da interacção entre crianças pequenas e seus pais e relacioná-la com os conteúdos dos meios de comunicação.

As crianças pequenas que viviam em casas onde a TV e o video estão quase sempre ligados têm menor probabilidade de desenvolver a linguagem de mod0 adequado.

O investigador principal, Alan Mendelsohn, director de investigação clínica do Departamento de
Pediatria da Escola de Medicina de Nova York, afirma desalentado que "a tv educativa não é uma solução".

Desde que a TV esteja ligada, ou o vídeo, o contacto verbal entre pais e filhos fica reduzido, refere o estudo.

O estudo também não demonstrou que a chamada programação educativa aumentasse a interacção verbal entre pais e filhos, mesmo quando viam tv juntos.

O que acontece é que a tv fica acesa enquanto a mãe, geralmente ela, se ocupa com outras tarefas da casa e as crianças ficam sós diante da "ama electrónica".

"As nossas conclusões são relevantes porque a interacção entre pais e filhos tem uma enorme repercussão no desenvolvimento infantil precoce e no sucesso escolar, bem como nos riscos relacionados com a adolescência", sublinham as conclusões do estudo.

Este estudo vem reforçar as recomendações da Academia Americana de Pediatria de que as crianças com idade inferior a 2 anos não devem ver televisão.

O estudo centrou-se em crianças pequenas e em familias com baixo nivel socio-económico.

Sem comentários: