terça-feira, novembro 25, 2008

os patolas a que já nos habituámos


«OE2009: PS corrige diferenças no tratamento fisca»

«Pior a emenda que o soneto?»


A maioria para lamentar prepara-se para mais uma ideia "luminosa". Ver aqui, o comunicado da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, a propósito das alterações fiscais que a maioria propõe em sede de IRS.


«Foi com grande surpresa que a APFN tomou hoje conhecimento pela comunicação social de que o grupo parlamentar do PS vai entregar uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2009 que penaliza fortemente os contribuintes divorciados que pagam pensão de alimentos, sob a desculpa de corrigir a discriminação fiscal na tributação de contribuintes casados face a divorciados.» (...)



«A injustiça perante os contribuintes casados ou viúvos consiste em que, quem recebe essa pensão, pode deduzir até 6000 EUR dessa fonte de rendimento. Pelo contrário, os casados ou viúvos não podem deduzir qualquer valor ao rendimento que recebem para suportar as despesas normais do "simples viver" - comer, vestir, calçar, porque não podem ser objecto dessa fonte de rendimento!

Através desta medida, parece que o legislador quer penalizar os contribuintes divorciados ou separados mais generosos, tornando ainda mais difícil a fixação de uma justa pensão de alimentos.» (...)


O comunicado tem a data de 21 de Novembro, mas ainda hoje alguma imprensa o ignora. Tão poderosa é a voz do dono...


2 comentários:

Anónimo disse...

É incrível: a comunicação social pouco divulgou (ou quase nada) essas alterações fiscais "brilhantes" do regime PS. Os poucos que o fizeram limitaram-se a dizer que "era uma pretensão antiga da APFN".
Escandaloso. Tb escrevi logo para a APFN para se tentarem fazer ouvir, porque da maneira que saiem as notícias a APFN é que fica a má da fita enquanto o Sr. Sócrates enche mais um pouco os cofres do estado.....
Vergonhoso.
Ana Campos, Porto

NauCatrineta disse...

A Associação tem o trabalho de casa bem feito: os estudos (sobre demografia, economia), e as previsões, estão publicados há muito. O que tem acontecido tem dado cada vez mais razão às posições das Famílias Numerosas. Mas a questão é política: o governo quer que o sol ande à volta da Terra, e assim será. Claro que, como diria Galileu, a verdade é que a Terra continua a mover-se (mesmo sem a opinião publicada ...). É o país que perde. É a economia que perde. É o cada vez maior afastamento entre os cidadãos e a política.