sexta-feira, setembro 26, 2008

A espécie humana em extinção?


Um dos eventos com maior impacto na história moderna está a desenrolar-se silenciosamente. Os sociólogos e os economistas estão de acordo: estamos a ir na direcção de um inverno demográfico que ameaça ter consequências sociais e económicas catastróficas. Os efeitos serão severos e duradouros e estão já a manifestar-se em grande parte da Europa.
...
Seminário

Auditório Novo da Assembleia da República

27 de Setembro de 2008
das 10:00 h às 18:00 horas

Entrada Livre

quarta-feira, setembro 24, 2008

Tal como previsto

«Estatística alarmante de 2007.
Mortes superaram nascimentos»

(Expresso, 23 de Setembro de 2008)



«Em Portugal, o panorama assustador não se verificava há 90 anos. Os especialistas chamam-lhe a "revolução demográfica", uma nova era da humanidade, onde os mais velhos tendem a ser uma maioria.»"
(...)
--------
«Tanto para as nações, como para os indivíduos, não ter filhos traz muitas vantagens, pelo menos, até se envelhecer». (...) « Contudo, com o tempo, chega-se a um envelhecimento da população em geral que traz novos problemas.» (...) há, cada vez menos activos para sustentar cada vez mais velhos, o que está a afectar a Segurança Social e as próprias famílias. «Se uma pessoa não tem irmãos, como acontece cada vez com mais frequência em grande parte do mundo actual, não terá ninguém que partilhe com ele o encargo de cuidar dos pais quando forem mais velhos».» (Phillip Longman, demógrafo e investigador,The Empty Cradle)
----------
As politicas de controle de natalidade e a chantagem fiscal sobre as famílias com filhos são um caso de "sucesso". Curiosamente, os mesmos que criaram a situação, queixam-se dela, como se não tivessem nada a ver com o assunto.


Ainda não vi as manifestações de protesto ...


«O Ministério francês da Saúde alertou terça-feira para o facto de um médico que trabalhava em quatro clínicas de Barcelona (TBC, EMECE, Fundação Morin e Ginemedex) poder ter contagiado com o vírus da sida algumas das 700 a 800 francesas que abortaram naqueles estabelecimentos de saúde. As autoridades sanitárias francesas aconselham as mulheres que abortaram nas referidas clínicas até Novembro a que contactem o seu médico e façam um teste para confirmar ou não o contágio.»
(noticia Ag. Lusa)

segunda-feira, setembro 22, 2008

Para que serve o Ministério da Educação e para que existe a Ministra?

"Associações de pais querem saber «para que servem e porque existem os exames»
As duas principais estruturas representativas dos pais defenderam hoje a necessidade de um debate urgente na sociedade portuguesa sobre o papel dos exames nacionais que responda a uma única questão: «Para que servem e porque existem?»" (No Sol)

E ainda ...

"
Afirma ministra da Educação
Passar todos os alunos do nono ano é objectivo do Governo
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, afirmou hoje, em Lousada, que um dos objectivos da sua equipa é alcançar nos próximos anos 100 por cento de aprovações no final do nono ano de escolaridade" (Idem, Sol)

...

Bons pretextos para ir respirar ar até à Conferência promovida pelo Forum para A Liberdade de Educação, com a presença do Ministro inglês da Educação e de Guilherme Oliveira Martins

quarta-feira, setembro 17, 2008

Mulheres mais desprotegidas com nova lei do divórcio


No Expresso de 17 Set

«A Associação Portuguesa de Mulheres Juristas considera que a nova lei do divórcio deixa desprotegidas as mulheres vítimas de violência doméstica, por não prever "expressamente" que aquele crime seja causa de divórcio "sem o consentimento do outro cônjuge".»

(...)


«Na opinião da associação, um sistema que suprima o divórcio litigioso por violação culposa dos deveres conjugais "não pode deixar de prever expressamente a violência doméstica contra as mulheres e os maus-tratos às crianças, como causas de divórcio sem o consentimento do outro cônjuge". "Caso contrário, a lei está a contribuir para a invisibilidade do fenómeno da violência e para a perpetuação da discriminação das mulheres e das crianças, continuando o Código Civil a reflectir a concepção tradicional de família como santuário e a imunidade do agressor", explica.»
(...)