sexta-feira, setembro 01, 2006

TVer ou não

No portal do Instituto do Consumidor:

«Associação portuguesa de espectadores de televisão

Quando o senhor do telecomando perde o seu domínio

A programação televisiva desceu, nos últimos tempos, a níveis impensáveis. O tele-lixo é uma evidência diária, abundantemente servida sob a forma de novelas, concursos e outros sub-produtos. "o Consumidor" pediu uma opinião sobre a matéria à Associação Portuguesa de Espectadores de Televisão.


O telespectador "manipulado"

A televisão está na berra. Discutimos muito os seus programas e, na maioria dos casos, a conclusão é desfavorável. Escassez de qualidade de muitas emissões e de programas culturais, "telelixo" cada vez mais abundante. Os canais televisivos estão virados para o jogo das audiências, e aí sucede que a quantidade é confundida com a qualidade. Mas devia ter-se em atenção que o próprio telespectador, "vítima" deste drama é, sem dúvida nenhuma, muito responsável por ele, pois não usa os meios de que dispõe para dominar, em parte, a situação que critica.


[...]

Audiência e qualidade

Surgem críticas aos sistemas de medição das audiências, sobre a sua credibilidade, ou antes, sobre a credibilidade merecida pela amostra escolhida para representar o "universo" dos telespectadores. Embora os dados de audimetria sejam de difícil compreensão pelo grande público, os especialistas de marketing fazem com que quantidade se confunda com qualidade. E assim se considera, que os programas são bons em função da aceitação pelo público. A multiplicidade de canais temáticos, por onde escolher, alterou as coisas. O comando a distância é um instrumento que, nascido para comodidade do espectador, se transformou num meio de seleccionar.

O espectador intermitente

A utilização do telecomando, às ordens do espectador comandante, criou, claramente, a maneira de ver e actuar sobre a programação. A multiplicidade de canais provocou um primeiro fraccionamento da audiência e, é de prever que, se o bem de consumo cresce, é, também, mais indiscriminado. Daqui surge um telespectador nervoso e insatisfeito, como um retrato "robot" que representa uma pessoa a iniciar, sem fazer uma programação criteriosa, a sua visão televisiva e que, insatisfeito, procura um novo canal quando surge o tempo de publicidade, ou quando já não lhe agrada o programa escolhido. E, com isto, surge uma ocupação de horas na visão de "retalhos" dos programas mais diversos. Esta instabilidade só leva a um estado de cansaço ou de aborrecimento.
É de notar que, um procedimento como este, é mais perigoso nas crianças. Nelas, o resultado desta mudança contínua dos programas transforma-se num vício de procura daqueles que mais lhes agradam, embora possam ser inconvenientes para a sua mentalidade ou moral. A contra-programação, que provoca uma falta de rigor no anúncio dos programas, levou a secção da imprensa a perder muito da sua credibilidade. E, assim, o telespectador prefere, especialmente no horário nobre ("prime time") fazer uma rápida passagem pelos canais e então escolher. Isto não acontece tanto, quando decide ver televisão noutro horário diferente do da noite. Então, é, de facto, mais selectivo e supõe ir ver o que quer, embora desiludido possa, também, mudar de canal, em vez de desligar ou dedicar-se a outra actividade, uma vez que, com frequência, incluem, numa qualquer ocasião, cenas de programas a que não desejaria assistir.

Fascínio ou falta de critério?

O espectador, por estas razões, é levado a este consumo indiscriminado de programas, pois a televisão, como tal, é uma tentação para pessoas pouco ocupadas ou com tendência para deixar passar o tempo a vê-la: são os espectadores passivos, capazes de "consumir" mais do que ver televisão. Ganham modos de falar e de comportamento mais próximos do modelo televisivo do que da realidade. Este espectador, manipulado ou forçado, transforma-se num consumidor indiscriminado de televisão, sem critério e sem espírito crítico. Este espectador, apanhado por uma visão feita de retalhos de televisão, com grande dificuldade escapará à sedução da face consumista da televisão. Não é novidade que a televisão é, além de outras coisas, um supermercado e uma escola de formas de vida. E cada vez mais!

Saber escolher

As televisões nem sempre são culpadas de todos os males. O saber escolher, o saber aquilo que se deve ou não ver, constitui uma obrigação da pessoa como espectador de televisão.
A racionalização do tempo de lazer é um bom caminho para não cair na armadilha que leva as pessoas a converterem-se em consumidores manipulados ou forçados da televisão.
Temos de nos consciencializar de que está nas nossas mãos, muitas vezes, a solução para tantas críticas feitas pelos "especialistas" ao instrumento televisivo, as quais, embora devendo existir, deveriam ter início numa auto-crítica de cada um, como telespectador.

Adaptação de um artigo de

José Angel Cortés, jornalista,
professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de
Navarra e especialista em programação
televisiva, publicado em ACEPRENSA)»

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