quarta-feira, dezembro 28, 2005

Há 108,7 idosos por cada 100 jovens até aos 14 anos


Há muito tempo que é assim:

«Portugal tem quase 1,8 milhões de residentes com 65 ou mais anos de idade. Dos 10,5 milhões de habitantes estimados para 31 de Dezembro de 2004, quase 772 mil tinham mais de 75 anos, inclusive. O número de idosos tem vindo a aumentar e a prova é o aumento do índice de envelhecimento.» (...)

«
Daqui a 45 anos, a percentagem de população com 80 ou mais anos representará 10,2 por cento do total.» (...)

«
Os indicadores do INE apontam para o aumento do número de famílias compostas por uma e duas pessoas e uma diminuição do número de famílias com três ou mais elementos. Em 2004, menos de 30 por cento das famílias residentes apresentava uma dimensão de mais de três pessoas.» (...)

Porquê?:
(...)
«LUSOS SEM AJUDA

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas critica a falta de incentivos às famílias e à natalidade. A APFN pretende a criação de um subsídio de nascimento de 400 euros, de um abono de 120 euros/mês por filho e da indexação das pensões ao número de filhos.

FISCALIDADE

As famílias numerosas pretendem que o Governo proceda a alterações ao nível da fiscalidade, pois os cidadãos só podem deduzir as despesas com os filhos quando há divorcio, diz Fernando Castro, presidente da APFN. A associação já se queixou ao Provedor de Justiça.

FRANÇA EXEMPLAR

O regime de Segurança Social francês é considerado exemplar. Há vários subsídios para as famílias, entre os quais o de nascimento (830 euros), o de base (166 euros por mês, até aos três anos) e o de início de aulas para os agregados desfavorecidos - 265 euros.» (...)



Há muito tempo que é assim, e o país inteiro paga(rá) por isto!

2 comentários:

Vitorcostalima@gmail.com disse...

Claro que agora só se lembram de aumentar a idade da reforma. Se há vinte anos tivessem criado incentivos para aumentar a natalidade, teríamos agora jovens com vinte anos a entrar no mercado de trabalho. Mas aqui falharam todos: socialistas, sociais-democratas,...

CarLoS disse...

O aumentar a idade da reforma apenas vai adiar a data da falência da segurança Social: não entrando gente nova no sistema, continuará a faltar dinheiro.

A questão não foi apenas (nem principalmente) a falta de incentivos à natalidade.

Foi -e continua, chocantemente, a ser - o castigo permanente das famílias com filhos, sobretudo pela via fiscal. Se eu não tivesse (5) filhos, pagaria praticamente os mesmos impostos que pago hoje, ou seja, teria muito mais liquidez.

Embora não goste muito de conversas adjectivadas, neste caso penso que é objectivamente correcto dizer que "eles" foram pouco inteligentes (talvez mesmo, uns asnos, penso eu de que)